Atendimento psicológico individual,
de casal ou
em grupo
A terapia na Proseá é dialógica: entendemos cada encontro como uma coautoria entre terapeuta e pessoa atendida. Acolhemos diferentes formas de existir, buscando construir significados em parceria —
com ética, curiosidade e cuidado.
Nossa prática clínica é guiada pelo construcionismo social e sustentada por abordagens narrativas, dialógicas e colaborativas, que reconhecem que tanto os problemas quanto as mudanças são construções discursivas produzidas nas relações entre as pessoas.
Entendemos a terapia como construção social¹ e as conversas como campo de criação de sentido². Sendo assim, trabalhamos com base na ideia de coautoria, onde terapeuta e cliente constroem novos sentidos juntos, e na compreensão de que o problema não está na pessoa, mas no discurso que a cerca³.
Juntos, podemos ressignificar e reconstruir suas histórias.
Na Terapia de Casal, consideramos os relacionamentos como ecologias de afeto, linguagem e história — espaços onde o diálogo pode restaurar vínculos e abrir caminhos. Nosso trabalho é direcionado para a construção colaborativa de novos significados sobre o relacionamento, transformando os modos como os parceiros compreendem a si mesmos, ao outro e à relação. O foco se desloca de uma tentativa de “corrigir disfunções individuais” para a exploração conjunta das narrativas que moldam o vínculo e seus conflitos.
A Terapia em Grupo aposta na criação de um espaço onde as múltiplas vozes, experiências compartilhadas e narrativas alternativas possam emergir e ser validadas. O grupo não é entendido apenas como uma somatória de indivíduos com sofrimento comum. O grupo é um contexto relacional que pode desconstruir narrativas patologizantes, potencializar novas histórias de vida e novos enredos identitários, e promover agência coletiva.
Na Terapia em Grupo, cuidamos para criação de um espaço seguro, sigiloso, respeitoso e horizontal, para que cada um dos participantes possa escutar e compartilhar conforme combinados estabelecidos pelo próprio grupo⁴.
Os grupos são criados conforme demanda e podem ser construídos conforme sugestão de quem nos procura.
Como funciona?
-
As sessões de psicoterapia individual ou de casal têm duração entre 50 minutos e 1 hora;
-
As sessões grupais têm duração de 1h30 a 2h;
-
A frequência é semanal ou quinzenal, dependendo da demanda apresentada;
-
Os encontros podem ocorrer de modo on-line ou presencial;
-
Todas as modalidades podem ser conduzidas por uma terapeuta ou em coterapia (participação de mais de uma terapeuta);
-
Nosso público-alvo são adultos e adolescentes;
-
Atendemos nos idiomas português e espanhol.
Referências:
(1) McNamee, S., & Gergen, K. J. (Eds.). (1992). Therapy as social construction. Sage Publications, Inc.
(2) Gergen, K. (2015). An invitation to social construction. SAGE Publications Ltd,
(3) White, M. & Epston, D. (1990). Narrative Means to Therapeutic Ends. W.W. Norton.
(4) Rasera, E. F. & Japur, M. (2007). Grupo como Construção Social. São Paulo: Vetor.



