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Terapia de Sessão Única

A Terapia de Sessão Única (TSU) é um formato inovador e acolhedor, pensado para quem busca um espaço terapêutico focado no que mais importa naquele momento. É um espaço que convida à reflexão e ampliação de entendimentos sobre si e sobre a situação vivenciada.

Pode ser útil para quem: 

 

  • Quer refletir sobre uma questão específica;

  • Deseja experimentar um espaço psicoterapêutico;

  • Considera que neste momento não é possível ou necessário um processo contínuo de psicoterapia;

  • Acredita que pode se beneficiar desta estrutura de conversa.

Nos inspiramos na proposta original da SST, que valoriza a efetividade e profundidade de um único encontro, sem que isso signifique superficialidade ou urgência; e nas Práticas Narrativas (1), que compreendem a terapia como um processo conversacional, no qual a pessoa atendida e terapeuta podem construir conjuntamente novos significados, histórias, possibilidades e soluções para os problemas narrados.


Desde que Moshe Talmon (2) cunhou essa nomenclatura em 1990, a TSU tem sido utilizada em diversos países como uma tentativa de aumentar a acessibilidade aos serviços de saúde mental (3). Além disso, diversas pesquisas têm sido realizadas desde então e já nos contam sobre os benefícios dessa modalidade de cuidado (4).

Como funciona?


A sessão têm duração média de 2 horas;
Prévio ao encontro são enviadas perguntas para auxiliar na preparação para a sessão;
Ao final da conversa, nosso cliente recebe um Documento Colaborativo, que reforça os novos entendimentos e caminhos construídos;
O encontro pode ocorrer de modo on-line ou presencial;
A modalidade pode ser conduzida por uma terapeuta ou em co-terapia (participação de mais de uma terapeuta);
Nosso público-alvo são adultos e adolescentes;
Atendemos nos idiomas português e espanhol.

Referências:

(1) White, M. & Epston, D. (1990). Narrative Means to Therapeutic Ends. W.W. Norton.
Talmon, M. (1990). Single-session therapy: Maximizing the effect of the first (and often only) therapeutic encounter. Jossey- Bass.


(2) Bobele, M., & Slive, A. (2014). When one hour is all you have: Effective therapy for walk-in clients. Zeig, Tucker & Theisen.


(3) Lamsal, R., Stalker, C. A., Cait, C., Riemer, M., & Horton, S. (2018). Cost-effectiveness analysis of single-session walk-in counselling. Journal of Mental Health, 27(6), 560–566. https://doi.org/10.1080/09638237.2017.1340619


(4) Schleider, J. L., Dobias, M. L., Sung, J. Y., & Mullarkey, M. C. (2020). Future directions in single-session youth mental health interventions. Journal of Clinical Child & Adolescent Psychology, 49(2), 264–278. https://doi.org/10.1080/15374416. 2019.1683852
 

Atendimento Psicológico Individual, casal ou em grupo

A terapia na Proseá é dialógica: entendemos cada encontro como uma coautoria entre terapeuta e pessoa atendida. Acolhemos diferentes formas de existir, buscando construir significados em parceria, com ética, curiosidade e cuidado.

Nossa prática clínica é guiada pelo construcionismo social e sustentada por abordagens narrativas, dialógicas e colaborativas, que reconhecem que tanto os problemas quanto as mudanças são construções discursivas produzidas nas relações entre as pessoas. 
Entendemos a terapia como construção social(1) e as conversas como campo de criação de sentido(2). Sendo assim, trabalhamos com base na ideia de coautoria, onde terapeuta e cliente constroem novos sentidos juntos, e na compreensão de que o problema não está na pessoa, mas no discurso que a cerca(3). Juntos podemos ressignificar e reconstruir suas histórias
.


Na Terapia de Casal, consideramos os relacionamentos como ecologias de afeto, linguagem e história — espaços onde o diálogo pode restaurar vínculos e abrir caminhos. Nosso trabalho é direcionado para a construção colaborativa de novos significados sobre o relacionamento, transformando os modos como os parceiros compreendem a si mesmos, ao outro e à relação. O foco se desloca de uma tentativa de “corrigir disfunções individuais” para a exploração conjunta das narrativas que moldam o vínculo e seus conflitos.


A Terapia em Grupo aposta na criação de um espaço onde as múltiplas vozes, experiências compartilhadas e narrativas alternativas possam emergir e ser validadas. O grupo não é entendido apenas como uma somatória de indivíduos com sofrimento comum. O grupo é um contexto relacional que pode desconstruir narrativas patologizantes, potencializar novas histórias de vida e novos enredos identitários, e promover agência coletiva. 
Na Terapia em Grupo, cuidamos para criação de um espaço seguro, sigiloso, respeitoso e horizontal, para que cada um dos participantes possa escutar e compartilhar conforme combinados estabelecidos pelo próprio grupo (4).


Os grupos são criados conforme demanda e podem ser construídos conforme sugestão de  quem nos procura. 

Como funciona?


As sessões de Psicoterapia individual ou de casal têm duração entre 50 minutos e 1 hora;
As sessões grupais têm duração de 1h30 a 2h;
A frequência é semanal ou quinzenal, dependendo da demanda apresentada;
Os encontros podem ocorrer de modo on-line ou presencial.
Todas as modalidades podem ser conduzidas por uma terapeuta ou em co-terapia (participação de mais de uma terapeuta);
Nosso público-alvo são adultos e adolescentes;
Atendemos nos idiomas português e espanhol. 

 

Referências:

(1) McNamee, S., & Gergen, K. J. (Eds.). (1992). Therapy as social construction. Sage Publications, Inc.


(2) Gergen, K. (2015). An invitation to social construction. SAGE Publications Ltd, https://doi.org/10.4135/9781473921276


(3) White, M. & Epston, D. (1990). Narrative Means to Therapeutic Ends. W.W. Norton.


(4) Rasera, E. F. & Japur, M. (2007). Grupo como Construção Social. São Paulo: Vetor.

Formações e interlocuções

Encontros de supervisão clínica, formação e grupos de estudos para psicólogos, terapeutas, profissionais da saúde, da educação e da assistência social. Nossa proposta é de um espaço para refletir sobre os dilemas da clínica e das instituições, reconhecer a singularidade de cada prática e sustentar uma ética relacional viva.

(1) Workshop UFTM_edited.jpg

Workshop sobre a Metodologia Árvore da Vida desenvolvido para estudantes do curso de graduação em Psicologia da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)/ 2019

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Grupo de Estudos sobre Práticas Narrativas/ 2024

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Workshop sobre Práticas Narrativas Coletivas desenvolvido na Semana da Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) / 2018

Interlocuções sobre a prática


Inspiradas pela perspectiva construcionista social, compreendemos a “supervisão” clínica como uma INTERlocução, valorizando o diálogo horizontal como forma de construção conjunta e entendendo que o conhecimento se produz nas relações.


Nossos encontros criam um espaço para refletir sobre os dilemas da clínica, reconhecer a singularidade de cada prática e sustentar uma ética relacional viva, a partir da demanda construída em conjunto com cada profissional que nos procura.  Esse espaço é mais do que uma análise técnica: é uma conversa que sustenta ética, escuta e co-construção de sentidos entre profissionais. 
 

As interlocuções podem ser individuais ou em grupo

Grupo de Estudos


Os grupos se propõem a reunir pessoas interessadas em construir e refletir conjuntamente a articulação entre a teoria e a prática inspirada nos princípios do construcionismo social, nas Práticas Narrativas e em outras práticas dialógicas.


Os grupos de estudos são compostos por encontros mensais com duração aproximada de 1h30, com turmas semestrais, na modalidade on-line.

Formações


Nossas formações se inspiram no conhecimento como prática relacional — uma concepção enraizada no construcionismo social e nas abordagens colaborativas e críticas da psicologia. Trabalhamos a partir da ideia de que todo saber nasce no encontro entre vozes, histórias e contextos. 


As formações ocorrem em modelos de cursos ou workshops e atualmente estão relacionadas aos seguintes temas: Terapia de Sessão Única; Práticas Narrativas em contextos de psicoterapia e de práticas grupais; Facilitação de Diálogos e conflitos.
 

Como funciona?


Oferecemos interlocuções, grupos de estudos e formações para pessoas que atuam com:
Psicoterapia
Terapia de Sessão única
Práticas Grupais em diferentes contextos
Profissionais da Saúde, da Educação e da Assistência Social que busquem aprimorar sua prática profissional e adaptar conhecimentos do movimento construcionista social ao seu contexto de atuação.
Os formatos são diversos e flexíveis, podem incluir encontros pontuais ou processos contínuos, presenciais ou on-line, individuais ou em grupo.

Consultorias e oficinas com instituições e organizações

Encontros voltados para a criação e construção conjunta de espaços mais dialógicos, colaborativos e de aprendizagem mútua em contextos institucionais e organizacionais.

(4)DRS Ribeirão 2019.jpg

Projeto 'Ferramentas e estratégias comunicacionais' desenvolvido para o Núcleo de Educação Permanente em Saúde e Humanização - DRS XIII. Ribeirão Preto/ 2019

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Oficina desenvolvida para estudantes da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto

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Árvore da Vida Institucional - Metodologia de construção coletiva de valores, recursos e propósitos da instituição/ 2019

Estas práticas se propõem capacitar profissionais em recursos e estratégias dialógicas adaptadas às organizações, visando o rendimento e qualidade de vida dos colaboradores, para uma comunicação assertiva, e consequentemente para a diminuição de possíveis conflitos gerados por esse cenário.

Nossos projetos são sustentados em um modelo de comunicação que concebe linguagem como ação e foca no desenvolvimento relacional, desenvolvidos com um caráter teórico-prático: 

 

  • Contextualizado, que reconhece as habilidades e conhecimentos já existentes em nível pessoal, coletivo e institucional, utilizando das experiências cotidianas do trabalho como recurso de aprendizagem, colocando os profissionais como protagonistas desse processo;

  • Experiencial, onde os profissionais serão convidados a experimentarem os recursos dialógicos apresentados, conectando teoria e prática;

 

  • Colaborativo, que foca na criatividade, atuação conjunta e na valorização da diversidade como meios para produção de ações transformativas na instituição; e

 

  • Crítico/reflexivo, que visa estimular uma postura reflexiva acerca da própria atuação profissional, buscando reagir aos desafios com criticidade e encorajando o colaborador a agir ativamente na produção de soluções possíveis.

 


Como funciona?


Cada projeto é pensado de forma personalizada, moldada a partir das necessidades, contextos e objetivos de quem nos procura. 
 

Não seguimos um formato único: escutamos a demanda e, a partir dela, co-criamos o caminho mais adequado. Os formatos são diversos e flexíveis, podem incluir encontros pontuais ou processos contínuos, presenciais ou on-line, individuais ou em grupo.
 

Todo conhecimento compartilhado é construído em diálogo com quem participa. Por isso, nossos projetos podem assumir diferentes formas, como aulas, palestras ou workshops, sempre adaptados à realidade e aos interesses de cada contexto.
 

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Projeto 'Ferramentas e estratégias comunicacionais' desenvolvido para o Núcleo de Educação Permanente em Saúde e Humanização - DRS XIII. Ribeirão Preto/ 2019

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